Docentes de CEI”s Filantrópicos de 59 cidades recebem 12% de reajuste
– Acordo é feito separado dos CEI´s de Londrina
Professores e professoras de Centros de Educação Infantil Filantrópicos das 59 cidades que compõem a base sindical do Sinpro receberam aumento salarial de 12%, retroativo a 1º de março.
O acordo foi firmado entre o Sinpro e o Secraso, sindicato que representa as mantenedoras destes centros (veja a lista das cidades cujos CEI´s devem implementar o reajuste já a partir do próximo holerite, clicando aqui –http://goo.gl/zqdWWg).
O índice representa um ganho real de quase 1%, já que a inflação do período foi de 11,08%, e contrasta com o baixíssimo índice que o sindicato das escolas particulares – SINEPE – orientou suas escolas a dar: apenas 7,5%.
ENTENDA POR QUE OS CEI´s REGIONAIS TÊM ACORDO DIFERENTE DOS DE LONDRINA
A Convenção Coletiva de trabalho dos CEI´s destas 59 cidades é diferente da de Londrina porque nesta cidade a prefeitura também participa da gestão dos centros de educação, repassando parte dos recursos necessários para que eles administrem seus custos.
Já os CEI´s das outras cidades não recebem nenhum tipo de repasse municipal, estadual ou federal, e são mantidos exclusivamente com dinheiro angariado por instituições filantrópicas como Maçonaria, Centros Espíritas, Igrejas, etc.
Em resumo, na negociação de Londrina participam três instituições: o Sinpro, representando os trabalhadores, o Secraso, representando as mantenedoras, e a Secretaria de Educação, representando a Prefeitura. Já nas outras cidades, a negociação é apenas entre trabalhadores e patrões.