Campanha Salarial – Após negociação do Sinpro, Unopar apresenta proposta final maior que a do Sinepe
Após longa negociação com o Sinpro, o grupo Educacional Kroton – Unopar – apresentou proposta final de 7,68% para o reajuste salarial de 2015. Além disso, propõe um aumento de 10% de desconto nas mensalidades para professores, tutores, funcionários e seus dependentes, em cursos de graduação e, pela primeira vez, em pós-graduação. O desconto final pode chegar a 80% nas mensalidades.
A Kroton aceitou ainda implantar o banco de horas sugeridos pelo sinpro para seus auxiliares e também estendeu os descontos negociados com o Sinpro para estes profissionais.
Estes avanços serviram para compensar a aplicação do índice de inflação sem o pagamento de ganho real tendo em vista, segundp a instituição, os problemas com o FIES.
O índice negociado com a Kroton, um dos símbolos do capitalismo educacional nacional – é em muito superior ao proposto pelo sindicato das escolas – Sinepe (6,41%), tanto no aspecto econômico quanto nos avanços sociais, o que aumenta em muito a indignição da base do Sinpro com o Sinepe. “A negociação rompe a intransigência do Sinepe de Londrina, que insiste em praticar uma política de altos lucros com baixa remuneração dos funcionários”, afirmou André Cunha, presidente do Sinpro Londrina.
Todas as propostas foram feitas por escrito e um ACT – Acordo Coletivo de Trabalho – com a Unopar foi elaborado. Ele será votado em assembleia neste sábado, dia 11, às 10 horas, na sede do Sinpro. Caso seja aprovado, vai valer para funcionários, tutores e professores do ensino superior. O endereço do Sinpro é Rua Delaine Negro, 75, Jardim Ilha Bela (ao lado da UEL).